Forum de Futsal de Leiria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forum de Futsal de Leiria

Onde o convivio está em primeiro lugar, Futsal é Paixão!
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 A lesão... e o tratamento

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Xana
Reserva da equipa
Reserva da equipa



Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 18/11/2007

A lesão... e o tratamento Empty
MensagemAssunto: A lesão... e o tratamento   A lesão... e o tratamento Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 7:21 pm

Nunca pensei que ficar lesionada e fazer tratamento na sede do Estrela (Clube de Futebol de Portalegre, para quem não sabe) fosse tão giro e tão educativo.

Pois é! É que durante os tratamentos a que estou sujeita, que ainda demoram cerca de 30 minutos, vou ficando a saber algumas coisas sobre lesões, lesões de profissionais, tratamentos, etc..., porque fico esse tempo de conversa com o enfermeiro.

Então, para vos explicar, eu tenho uma Distensão no Ligamento Lateral Externo. Para visualizarem a situação, uma distenção ocorre quando o ligamento é puxado demais do que aquilo que devia e começa a romper. Imaginem então um elástico a ser puxado mais do que a elasticidade que contém. Começa a soltar uns fiozinhos. Imaginem agora que o elástico é o ligamento. Quando os fiozinhos se soltam é quando ocorre uma distenção.

Como o ligamento é puxado demais, rompe-se uma bolsa que se chama sinóptica (?) que solta líquido para o local da lesão e forma-se um edema. Este incha, aperta tudo o que está lá dentro e é o que faz doer.

O tratamento que estou a fazer agora, no início, é um tratamento anti-inflamatório e anti-edema. Isto é, põem-me umas ventosas no joelho que "chupam" o líquido (retiram o edema) e dão-me uns choques que ajudam a reparar mais depressa os filamentos do ligamento. Para ajudar colocam no joelho, num local diferente da lesão, uma toalha molhada com água a ferver para que o sangue conflua para uma zona diferente da lesionada e o tratamento actue mais facilmente.

Quando este tratamento acaba, recebo uma massagenzita, para espalhar anti-inflamatório e analgésico. Durante este passo, descobri que tinha ainda uma contractura. Ou seja, como durante estes dias não tenho apoiado o pé da forma mais correcta, o músculo começou a ficar contraído numa zona especial, acima do joelho. Isto não é grave...

Depois vou passar para um tratamento de reabilitação, onde os choques passam a funcionar de forma diferente e actuam no músculo todo para que este não fique debilitado ou se restabeleça. Treme-me a perna toda durante os tais 30 minutos... E pela reabilitação passa também a iniciação desportiva, que não pode começar por desportos duros, em piso duro ou agressivos. Umas simples corridas em tapetee bicicleta "parada", para não variar o grau de esforço.

Por enquanto nada de futebol e muito menos volei e badminton. Não sei o que é que me dará nestes dias, sem praticar nada. Se eu começar a ficar com a irritação toda, não se esqueçam que tenho desculpa. É que o não praticar desporto e gastar energia deixa-me muito, muito irritadiça...

Para ficar contente, simplesmente me esqueci de dizer ao enfermeiro o quando adoro dançar, pelo que não fui proibida de executar tal modalidade... E como a maior parte de vocês já sabe, o coxear não me impede de tal, certo?

Como dizia o outro: O gago quando canta não gagueja. Eu acho que reinventei o provérbio e digo: O coxo quando dança...
Ir para o topo Ir para baixo
super_futsal
Estrela da equipa
Estrela da equipa
super_futsal


Número de Mensagens : 266
Idade : 42
Localização : Leiria
Data de inscrição : 30/05/2008

A lesão... e o tratamento Empty
MensagemAssunto: Re: A lesão... e o tratamento   A lesão... e o tratamento Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 10:14 pm

aí está uma bela expriencia..
Ir para o topo Ir para baixo
zeca
Jogador de Banco
Jogador de Banco



Número de Mensagens : 79
Idade : 50
Localização : Zona wireless
Data de inscrição : 05/06/2008

A lesão... e o tratamento Empty
MensagemAssunto: Re: A lesão... e o tratamento   A lesão... e o tratamento Icon_minitimeTer Jul 08, 2008 11:38 pm

super_futsal escreveu:
aí está uma bela expriencia..

uma lesão é uma bela experiencia????? estás com um ponto de vista.....
Ir para o topo Ir para baixo
Hugomig
Titular da Selecção Nacional
Titular da Selecção Nacional
Hugomig


Número de Mensagens : 566
Idade : 43
Localização : Zona Centro
Data de inscrição : 29/08/2007

A lesão... e o tratamento Empty
MensagemAssunto: Re: A lesão... e o tratamento   A lesão... e o tratamento Icon_minitimeQua Jul 09, 2008 4:56 pm

Sabes que algumas pessoas (pode nao ser o caso, não sei) que por ter uma lesão, já pensam que são jogadores...

Logo é uma boa experiência... LOL
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.slbenfica.pt
super_futsal
Estrela da equipa
Estrela da equipa
super_futsal


Número de Mensagens : 266
Idade : 42
Localização : Leiria
Data de inscrição : 30/05/2008

A lesão... e o tratamento Empty
MensagemAssunto: Re: A lesão... e o tratamento   A lesão... e o tratamento Icon_minitimeQua Jul 09, 2008 10:27 pm

pa contar.... lol!
ha lesoes e lesoes.....agora esta é uma lesao......
tbm a outras mas na cabeça como alguns aqui teem... lol! lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A lesão... e o tratamento Empty
MensagemAssunto: Re: A lesão... e o tratamento   A lesão... e o tratamento Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A lesão... e o tratamento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» LEsão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum de Futsal de Leiria :: Arquivo Morto :: Arquivo Morto-
Ir para: