Forum de Futsal de Leiria
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forum de Futsal de Leiria

Onde o convivio está em primeiro lugar, Futsal é Paixão!
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Artigo de opinião de Ricardo Dinis

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Jornalista
Titular
Titular
Jornalista


Número de Mensagens : 197
Localização : Ao teu lado
Data de inscrição : 21/11/2007

Artigo de opinião de Ricardo Dinis Empty
MensagemAssunto: Artigo de opinião de Ricardo Dinis   Artigo de opinião de Ricardo Dinis Icon_minitimeSáb maio 10, 2008 7:59 pm

Aí está! Mais um final de época em que muito se falou, discutiu e opinou, como aliás é hábito, sobre uma competição decidida ao soar do “gong”. Se para muitos o U. Leiria era o principal candidato à vitória final, que diga-se esteve perfeitamente ao seu alcance, não é menos verdade que para todas as equipas que disputaram o Campeonato Distrital da Divisão de Honra, esta era a equipa a “abater”. Por tudo o que foi dito ao longo do último defeso, por tudo o que os próprios dirigentes e equipa técnica, foram dizendo ao longo deste período, cedo se percebeu da dificuldade que a estrutura do U. Leiria iria ter em manter estes jogadores longe da “pressão” e tranquilos na perseguição a um objectivo que, afinal era legítimo.Aqui surge o Carriço e Bidoeira, um pouco como “outsider”, e que poucos auguravam grande futuro, principalmente após a afirmação do seu treinador que dizia que iria ser campeão e, consequentemente, subir de divisão. Afinal, tinha razão! Talvez por não levarem muito a sério “as gentes” do Carriço, possamos estar aqui neste momento a felicitar um justíssimo, há que dizê-lo, Campeão da Divisão de Honra. Muitos perguntarão onde esteve a razão para o sucesso deste Carriço e Bidoeira. Pois bem, na minha opinião, assentou em 6 grandes pilares:

1. O seu treinador, conhecedor da modalidade e com passagem de sucesso, como jogador por várias equipas de nomeada, da nossa região, e que lhe conferem uma enorme experiência. Por outro lado, conseguiu de forma sagaz “espremer” os seus atletas por forma a conseguirem, como equipa, em todos os jogos encarar a competição com todo o rigor que se exige.

2. Um plantel constituído por jogadores experientes e com qualidade, apesar de ser curto, e que aliado ao facto de não ter tido grandes contrariedades em termos de lesões no seu núcleo duro veio a tornar-se decisivo também.

3. Foi uma equipa que conseguiu tirar o máximo partido das condições do piso do pavilhão quando jogavam em casa, quanto a mim sem o mínimo de condições para a prática desta modalidade.

4. Equipa que se demonstrou bastante solidária em todos os jogos a que assisti. Todos os elementos a manifestarem bastante disponibilidade em prol do grupo.

5. Teve no jogador Joel uma peça fundamental, ao nível da concretização, em função do modelo de jogo adoptado pelo seu treinador, assente em transições rápidas, quer defesa ataque, quer ataque defesa. Foi a equipa mais forte que eu me tenha apercebido, a utilizar este meio táctico. No futsal moderno as transições assumem um papel de primordial importância e o Bruno Costa, soube na minha opinião, transmitir isso mesmo aos seus jogadores.

6. Ao nível táctico não me apercebi que o Carriço apresentasse grandes nuances tácticas muito diferentes das restantes equipas, mas em termos defensivos, foi uma equipa bastante generosa e que apresentando uma defesa do tipo misto, zona (com trocas) + homem, foi em muitos momentos da época o pilar principal desta equipa, o que, permitia sair em rápidas transições e finalizar em golo as situações criadas neste meio táctico.

Posto isto temos que afirmar que o Carriço foi um justo vencedor, como seria o U. Leiria se tivesse conquistado mais pontos, tal o equilíbrio entre ambos. Neste aspecto, considero que o U. Leiria talvez tenha sido “penalizado” pela sua inexperiência e por neste ou naquele jogo não ter, como se costuma dizer, vestido o ”fato de macaco” e ter perdido pontos onde seria impensável. No entanto gostaria de referir que a equipa do U. Leiria apresentou em termos do seu modelo de jogo o sistema 4:0 como preferencial, o que em minha opinião não se adequa para jogar contra a maioria das equipas desta divisão, dado que são equipas que raramente pressionam, mesmo em desvantagem no marcador. Aí este sistema não será o mais eficaz, apesar da equipa do U. Leiria o trabalhar com bastante qualidadePara finalizar e em termos de balanço, julgo que a classificação, no geral traduz o que foi este campeonato em que o equilíbrio foi a nota dominante. Sendo este artigo pessoal, vale aquilo que vale reflectindo uma análise pessoal e imparcial dado que não tenho rigorosamente nada a ver com os clubes em causa.



Despeço-me, até uma próxima oportunidade.

Ricardo Diniz
Ir para o topo Ir para baixo
raikar
Titular
Titular



Número de Mensagens : 192
Idade : 43
Localização : Charneca-Pombal
Data de inscrição : 04/10/2007

Artigo de opinião de Ricardo Dinis Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo de opinião de Ricardo Dinis   Artigo de opinião de Ricardo Dinis Icon_minitimeSáb maio 10, 2008 11:08 pm

Completamente de acordo ...

só 1 aparte, o leiria festejou muito cedo o titulo de campeão e para mim , foi ai que perderam o campeonato. ganhar no carriço não garantia nada ....

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Hugomig
Titular da Selecção Nacional
Titular da Selecção Nacional
Hugomig


Número de Mensagens : 566
Idade : 43
Localização : Zona Centro
Data de inscrição : 29/08/2007

Artigo de opinião de Ricardo Dinis Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo de opinião de Ricardo Dinis   Artigo de opinião de Ricardo Dinis Icon_minitimeTer maio 20, 2008 3:12 pm

Digamos que foi justo...

U. Leiria muito boa aquipa, recheada de bons jogadores, mas com muita mania! Às vezes é preferível ser mais humilde!

As folhas A4 a dizer "a equipa da casa vence sempre", é de uma falta de profissionalismo... E além disso, não se entra no balneário de uma equipa, sem que se tenha autorização... ISTO NÃO SE FAZ!

O Carriço para mim foi a melhor equipa... Bons jogadores e com um sinal mais, a experiência da maior parte destes jogadores...

Felicidades para a nacional e que se mantenham por lá...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.slbenfica.pt
super_futsal
Estrela da equipa
Estrela da equipa
super_futsal


Número de Mensagens : 266
Idade : 42
Localização : Leiria
Data de inscrição : 30/05/2008

Artigo de opinião de Ricardo Dinis Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo de opinião de Ricardo Dinis   Artigo de opinião de Ricardo Dinis Icon_minitimeSex maio 30, 2008 8:04 pm

Este Senor sabe muito bem do que fala...
Quem dera a muitos que este os treinasse..
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Artigo de opinião de Ricardo Dinis Empty
MensagemAssunto: Re: Artigo de opinião de Ricardo Dinis   Artigo de opinião de Ricardo Dinis Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Artigo de opinião de Ricardo Dinis
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Saida do tecnico ricardo dinis
» EPOCA 2007/08 - opinião pessoal
» Ricardo Quaresma
» Regresso de João Ricardo
» Entrevista a Ricardo Mota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum de Futsal de Leiria :: Arquivo Morto :: Arquivo Morto-
Ir para: